domingo, 31 de outubro de 2010

DEFINIÇÕES DO MATRIMÔNIO – Para desiludidos

1.“Ato religioso através do qual se cria um Cristo e menos um virgem”.
2. “Intercâmbio de mau humor durante o dia e de mau odor durante a noite”.
3.“A única sentença de prisão perpétua que só é revogada por mau comportamento”. A interdependência ainda é vista como uma perda de liberdade e não como uma união para uma construção a dois.
4. “Situação em que a mulher não obtém o que esperava e o homem não esperava o que obtém”. Mostra que ambos casam-se com expectativas em relação ao consorte diferente da realidade. Cada um faz uma imagem irreal do outro.
5. “Matematicamente: soma de afetos, diminuição de liberdade, multiplicação de responsabilidade e divisão de bens”. Não estamos preparados para compartilharmos uma vida em comum. Guardamos ainda nossa individualidade.
6. “Principal causa de divórcio”.
7.“Processo físico-químico através do qual uma uva se converte em abacaxi”. “Uva” é a imagem ideal física e comportamental que fazemos do cônjuge; abacaxi a imagem real que encontramos.
8. “A forma mais rápida de engordar”.
9.“A única guerra em que se dorme com o inimigo”.
REFLEXÕES DA VIDA A DOIS
1.“Serve para resolver problemas que nunca teria se continuasse solteiro”.
2.“Se não fosse o casamento, muitos maridos não teriam nada em comum com as esposas, nem o endereço...”.
3. “O homem solteiro é um animal incompleto, o casado é um completo animal”.
ANTES E DEPOIS (do casamento)
1. “Antes: duas por noite; depois: duas por mês”.
2. “Antes: me deixas sem respiração; depois: não me aperta, caramba!”.
3. “Antes: não pare ; depois: pode parar”.
4 “Antes: febre de sábado à noite; depois: futebol no final de semana”.
5. “Antes: o som da música; depois: o som do silêncio”.
6. “Antes: estar a seu lado; depois: fique na sua”.
7. “Antes: não sei o que faria sem você; depois: não sei o que faço com você”.
8. “Antes: erótica; depois: neurótica”.
9 “Antes: parece que estivemos sempre juntos; depois: estamos sempre juntos”.
10. “Antes: adoro como você controla a situação; depois: você é um manipulador egoísta”.
11. “Antes: ontem fizemos no sofá; depois: ontem dormi no sofá”.
12. “Antes: era uma vez; depois: fim”.

REFLEXÕES
Vários são as motivações que levam as pessoas a se casarem. Muitas se casam cumprindo uma programação psicológica. Nesses casos, a decisão do casamento não é feita de forma autônoma, mas obedece a um "plano inconsciente de vida", elaborado na infância, a partir das influências das figuras parentais e sociais. Outras se casam por dinheiro ou status.
De qualquer forma, alguns casamentos acabam de modo infeliz, embora estivessem, marido e mulher cheios de bons propósitos. Chegam a um ponto de intoxicação mútua, nada mais parece existir do "amor" que os uniu. Aquele "grande amor" foi se esvaindo ao longo dos anos, os rituais diários se tornam tormentosos e cada dia é um funeral com hora marcada. O matrimônio passa a ser armação pela qual duas pessoas permanecem atadas, por causa dos filhos ou por motivos de outras ponderações.
Tenho horror a ouvir de um homem que ele está casado por comodidade e que “comer feijão com arroz” todo dia enjoa. Pois desta forma o casamento é banalizado.
Acredito que o casamento esta ligado: a lealdade, confiança, amor e maturidade. Não é fácil conviver com uma pessoa que não tem os mesmos valores e gostos que você. Mas a maturidade faz com que todos os dias se aprenda a conviver com os problemas que vem a frente.
Não são os filhos ou o dinheiro e muito menos os bens que seguram um casamento, essa instituição é mais dinâmica do que parece e só continua nela quem consegue confiar que tudo o que se está criando é para tornar o amor maior e mais sólido. Ninguém deveria estar numa relação aonde não é feliz e que por muitas vezes torna o parceiro infeliz, também. Filhos sempre serão filhos e bens se controem juntos ou separados, mas felicidade é algo muito mais difícil de dar e conseguir
Uma amiga me falou que encontrou o grande amor da vida dela há uns 3 anos e todos os dias quando ela acha que a perfeição do casamento dela pode acabar, ela se vê mais apaixona e unida a pessoa a quem ela escolheu. Quero algo assim para mim.
Autor desconhecido _ modificado