Elegância pra mim está ligada mais a atitude do que a vestimenta. A elegância não é necessariamente ter dinheiro ou coisas belas e caras. Existia no Conic um senhor que era pura elegância, suas roupas velhas e poidas eram ignoradas pelas pessoas que o conheciam, devida as nobres atitudes, era cavalheiro e a forma confiante de andar com as costas retas e os passos agéis chamavam mais atenção do que qualquer roupa.
Conheço pessoas que tem estudo, dinheiro, roupas caras e nem com toda jóaia do mundo consegue ficar elegante. Falam auto, tem gosto duvidoso e destratam pessoas que estão aos seus serviços.
Como disse elegância é atitude. Pessoas delicadas que agem da mesma maneira educada em todos os lugares, com todas as pessoas.
As vezes o modo que se veste e o modo de agir apenas reflete o que é por dentro. Desta forma elegante é aquela pessoa que tem profundo respeito por si mesma. Se amam acima de tudo e só dão e fazem aquilo que podem. Não vão além de sua capacidade.
Elegância não está em andar com jóias. Nem em um carro de luxo, ou ter um apartamento em um lugar nobre da cidade, ou ainda morar em uma mansão. Tampouco é usar roupas de marcas famosas, frequentar lugares badalados. É andar por aí de Havaianas ou sapatilha moleca, com um sorriso no rosto e palavras gentis para falar.
Ser elegante é não reclamar da vida, pois as coisas são o que são e aquilo que podemos mudar é só batalhar. Neste ponto meu carissimo amigo Santil é uma espécie rara, pois mesmo trabalhando 12 horas por dia e sem poder acompanhar o crescimento do filho, ele se sente grato pelo trabalho que tem.
Elegantes amam fazer nada. E aproveitam cada minutinho de seu descanso curtindo o que gostam e as pessoas que amam. Sabem que pequenos gestos dizem muito mais do que milhares de palavras soltas ao vento. Ele simplesmente sabem ser gratos e são gentis. Meu marcinho é assim.
Elegantes sabem que pessoas não são coisas e que cada pessoa tem suas particularidades, nos resta aceitar. Nunca se deve tentar colar uma pessoa na outra, somos feitos de livre arbitrio e só assim crescemos como humanidade.
Mas, quando o copo transborda, eles também sabem "chutar o pau da barraca". Todavia, estão sempre prontos a se desculpar quando é necessário.
Quando sofrem ofensas, eles buscam o caminho do perdão, pois sabem que não vale a pena guardar ressentimentos. Eles entendem que a melhor vingança que existe é ser feliz.
Elegantes sempre tem os dois pés nos chão... Só que sabem como flutuar de vez em quando. E amam amar. Amam ser amados. Amam manifestar seu carinho: Beijos, abraços, mimos, palavras... Tudo como deve ser, na medida que a ocasião determinar. O exagero ou a escassez fica por conta da necessidade do momento.
Se elegante é tratar os outros com respeito, cordialidade, civilidade e gentileza. Porque, antes de tudo, ele gosta de ser tratado assim também. Se elegante é entender que só se faz aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. Nada mais. Nada menos. É entender que há hora de falar e hora de calar.